Pela segunda vez na carreira, a cubana Yarisley Silva venceu a brasileira campeã mundial de salto com vara Fabiana Murer. Depois da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, a caribenha ficou com a vitória no GP São Paulo Caixa 2012, na quarta-feira. Apesar da evolução visível, a atleta ainda se considera inferior e sequer sonha com pódio nos Jogos Olímpicos de Londres.




"Sinto-me orgulhosa e muito contente por bater Fabiana, pois ela é campeã mundial. É algo que todos gostariam muito, ser campeã mundial. É algo muito grande", comemorou a cubana na saída da pista do Estádio Ícaro de Castro Mello.
No GP São Paulo, Yarisley conseguiu a marca de 4,65 m, 15 cm acima da altura alcançada pela brasileira. Apesar de acreditar em seu potencial, a cubana acredita que poderia encontrar maiores dificuldades com Fabiana. "Em Londres, posso batê-la. Ela não está indo bem. Mas essa é a primeira competição dela e as competições são assim", comentou.
Apesar de acreditar em uma vitória sobre a brasileira, Yarisley prefere traçar objetivos mais realistas para a Olimpíada 2012. "Quero ir a Londres e ficar entre as cinco melhores do mundo, seria magnifico para mim. É um sonho que eu quero realizar", disse, antes de esquivar-se da pergunta sobre quem seria maior favorita ao ouro olímpico.
"A campeã eu não sei. Acredito na Yelena (Isinbayeva, da Rússia), mas não sei. Se for outra, pode ser a Fabiana. Eu só quero chegar entre as cinco melhores", reafirmou a cubana.
Fabiana admite nova rivalidade com cubana
Após ficar com a medalha de prata em São Paulo, Fabiana Murer admitiu que a rivalidade com a cubana esteja aumentando. No entanto, acredita que o seu desempenho abaixo do esperado foi a maior causa do resultado final.
"Sim, (rivalidade está aumentando) um pouco, mas logico que eu não apresentei o que eu tinha que apresentar. Ela saltou bem hoje e eu saltei mal", analisou a brasileira.
Para Fabiana, que fez sua primeira competição na temporada, a falta de ritmo de competição atrapalhou, mas não há uma causa aparente para a derrota.
"Eu estava com um pouco de frio, mas não foi por isso que saiu esse resultado. Não sei explicar, talvez o ritmo de competição. Fui mal, estava me sentindo um pouco cansada. Eu não me senti bem na corrida, não estava veloz, não era uma corrida confortável. Realmente não sei explicar o que aconteceu", concluiu.


Loja Bodynet