quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conheça as Fibras que fazem bem para você.


Conheça as Fibras: Solúveis e Insolúveis



Primeiro vamos falar um pouco sobe as fibras.

Fibras são conhecidas por ajudar as pessoas que buscam emagrecer e prevenir diversas condições de saúde, como a constipação por exemplo. Mas é importante saber que existem diferenças entre as diversas fibras disponíveis e o tipo de fibra faz toda a diferença na capacidade dela trazer benefícios para você.
Estudos revelam que as fibras atuam na velocidade da digestão e, consequentemente, na velocidade em que os alimentos são absorvidos. Uma absorção mais lenta de carboidratos, em especial os açúcares, ajuda a evitar picos de glicose no organismo. As altas variações nos níveis de glicose são responsáveis pelo acúmulo de gorduras e pela ânsia por ingerir doces, sendo assim as grandes vilãs das dietas de emagrecimento. As fibras promovem a sensação de saciedade estomacal, o que reduz a fome por mais tempo, além de diminuir as porções a serem ingeridas em cada refeição. 
Pesquisas também revelam que as fibras ajudam a mover a gordura pelo sistema digestivo de forma que uma parte menor dela seja absorvida pelo organismo. Com isso são assegurados resultados sólidos e duradouros na conquista dos seus objetivos.
Fiber Control é um produto especialmente formulado a partir de frutooligossacarídeo (FOS), uma fibra diferenciada de alta qualidade. Se você quer um auxiliar saudável e natural para o seu emagrecimento, você encontrou o companheiro ideal do dia-a-dia. 

São encontradas nas frutas, verduras e leguminosas e propiciam o retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sangüíneo e proteção contra o câncer de intestino.

A principal Fibra Solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificada como Solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel.

Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.

Contribui, ainda, para uma diminuição na glicose sangüínea devido à uma redução na absorção dessa substância.


São encontradas nas verduras, farelo de trigo, cereais e grãos integrais e propiciam o aumento do bolo fecal, estímulo ao bom funcionamento intestinal e prevenção de constipação intestinal. Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pêra e ameixa.

As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Como a principal função desse tipo de fibra é velocidade do trânsito fecal, ela atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Com isso, também diminui a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local.

Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. Recomenda-se pelo menos 1,5 litros de água diariamente.


Atenção para os pós 50 anos: a tendência natural é diminuir o consumo de água, o que não deve ocorrer.

Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras, solúvel e insolúvel. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e pão integral, nas refeições, para alcançar esta quantidade recomendada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...