quinta-feira, 10 de maio de 2012

Envelhecer com saúde depende de uma boa alimentação


A maioria dos idosos conserva os hábitos de alimentação formados quando ainda eram mais jovens. Entretanto, muitas pessoas nessa faixa etária correm risco de desnutrição por vários motivos:
  • Falta de informação sobre uma nutrição adequada
  • Limitações financeiras
  •  Incapacidade física, que interferem com a compra e preparo de alimentos
  • Isolamento social
  • Anorexia (falta de apetite)
  • Má absorção provocada por doença gastrointestinal agravam ainda mais o estado nutricional do idoso
  • O uso á longo prazo de certas drogas terapêuticas que interferem com a absorção e o metabolismo de nutrientes, pode também causar desnutrição nos idosos. As modificações na alimentação de um idoso podem ser necessárias devido a certas características próprias do processo de envelhecimento.

O QUE OCORRE NA MAIORIA DOS IDOSOS
À medida que se envelhece as necessidades de energia do corpo diminuem, mas ao mesmo tempo, cresce a demanda por alguns nutrientes. Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados podem prevenir muitas das alterações degenerativas comuns em idosos.

De um modo geral, os idosos são o grupo mais mal nutrido de todos e há muitas razões para isso: o apetite, o paladar e o olfato diminuem com a idade, tornando a comida menos atraente. Muitas pessoas têm dificuldade em mastigar, além disso, azia, prisão de ventre, intolerância a lactose e outros problemas digestivos aumentam com a idade. 

Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais.
Consequentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:
  • Cálcio: previne a osteoporose e manter os ossos saudáveis
  • Fibras: previne a prisão de ventre
  • Potássio: especialmente se tiver prisão de ventre ou se utilizar diuréticos
  • Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis
  • Vitamina D: participa da absorção do cálcio
  • Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade
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DICAS PRÁTICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO
  • Estabeleça horários regulares para as refeições
  • Escolha pratos que proporcionem contrastes de cor, textura e sabor - use ervas e temperos. Uma pitada de noz-moscada ou canela pode compensar o paladar diminuído.
  • Beba 6 a 8 copos de água, suco ou outra bebida não alcoólica por dia. Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinária. Isso pode contribuir para prisão de ventre e problemas renais, além de aumentar o risco de desidratação no verão.
  • Faça caminhadas diárias ou outro exercício físico, não sem antes procurar orientação do seu médico. O exercício físico não apenas preserva a força muscular, mas também melhora o apetite e o humor.


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